Home > Colunistas > TRATAMENTO DO CÂNCER E GOSTO METÁLICO

TRATAMENTO DO CÂNCER E GOSTO METÁLICO

A percepção do paladar é formada pelo gosto e pelo cheiro dos alimentos. A grande maioria das pessoas em tratamento do câncer apresentam alteração no paladar, no sabor e no cheiro dos alimentos, podendo sentir um gosto metálico desagradável, prejudicando o apetite.

A sensação do sabor é percebida por terminações nervosas, chamadas de botões gustativos que formam as papilas gustativas localizadas na língua. Esses botões gustativos são capazes de perceber 5 tipos diferentes de sabores: doce, amargo, salgado, azedo e umami (o sabor específico para glutamato que é encontrado em carnes, queijos e frutos do mar).

A gustação é uma propriedade de defesa do corpo que produz a sensação do sabor que nos permite distinguir alimentos potencialmente perigosos daqueles deliciosos e agradáveis. Usamos o sabor para escolhermos alimentos gostosos e nutritivos para uma dieta que contém sais minerais e calorias. Contrapondo-se a isso, esse sistema de sabores pode rejeitar o sabor amargo que indica que o alimento deve conter toxinas, substâncias nocivas para nossa saúde, que podem provocar desconforto e náuseas. O azedo também pode ser percebido indicando que o alimento pode estar ácido, fermentado e até mesmo estragado.

O tratamento do câncer altera as células que formam os botões gustativos levando à mudança na percepção dos sabores. O sabor doce é geralmente o primeiro a ser alterado ou perdido, provocando um aumento do sabor amargo e ou do salgado, em que pode surgir a sensação de gosto metálico ou diminuição da percepção geral dos sabores, alterando todo o paladar. O sabor umami, é alterado a partir da terceira semana de tratamento e essa alteração pode produzir um impacto significativo na qualidade da dieta, uma vez que alimentos podem ser rejeitados, ou não mais percebidos como saborosos e nutritivos.

Muitos pacientes podem ter suas percepções de sabores normalizadas após o término do tratamento. Mas até que isso se aconteça parcial ou completamente, é extremamente importante o acompanhamento nutricional para manutenção de uma dieta adequada que contribua para o tratamento.

Durante as alterações de sabores alguns cuidados podem beneficiar os pacientes como o uso de chicletes ou balas para aliviar sabores desagradáveis. Pode-se também incrementar o sabor, temperando os alimentos diversificando-se os condimentos, mudando a dieta ou aumentando- se o uso de alimentos e temperos com sabor umami, como o molho shoyu. O umami tem se destacado por promover saúde regulando a nutrição e ingestão de alimentos em indivíduos em tratamento.

Alguns medicamentos podem ser úteis para algumas pessoas, porém ainda estudos não mostraram benefícios para a grande maioria dos pacientes. É o caso da suplementação com zinco e do uso medicinal do cannabinol.

Os efeitos orais adversos do tratamento do câncer devem ser cuidadosamente avaliados pois também podem produzir alterações no sabor como a diminuição na salivação e inflamações na boca como mucosites e gengivites.

Recomenda-se que todo paciente que irá iniciar tratamento de câncer seja encaminhado para avaliação odontológica pelo menos 15 dias antes, quando possível, e que seja acompanhado durante todo o tratamento pelo dentista.

Dicas para as alterações do paladar (adaptado da Sociedade Americana do Câncer):

  • Experimente usar talheres de plástico e copos e pratos de vidro.
  • Experimente usar gomas, dropes e balas de limão ou hortelã, sugar free.
  • Usar frutas frescas, ou mesmo congeladas, ao invés de enlatadas.
  • Temperar os alimentos com condimentos ácidos como raspas de limão, sumo do limão, frutas cítricas, vinagre e alimentos em conserva (exceto para pessoas com sensibilidade na boca e garganta).
  • Experimente temperos ou especiarias como alho, cebola, manjericão, orégano, pimenta em pó, alecrim, estragão, molhos caseiros como barbecue, mostarda , ketchup e hortelã.
  • Sabor muito salgado acrescente doce, sabor doce acrescente limão e sal, sabor amargo acrescente adoçante.
  • Enxaguar a boca com bicarbonato de sódio, sal, depois lavar com água antes das refeições (1 colher de chá de sal + 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em 250 ml de água. Misturar bem, bochechar e cuspir, depois lavar a boca com água).
  • Manter uma ótima higiene bucal para afastar gosto ruim da boca.
  • Os alimentos devem estar frios ou a temperatura ambiente. Isto pode diminuir o gosto e o cheiro dos alimentos tornando-os mais facilmente toleráveis.
  • Congelar frutas como melão, uvas, laranjas e sirva-as como sobremesas geladas.
  • Prefira vegetais frescos.
  • Experimente marinar carnes que ficam mais tenras e macias.
  • Se carnes vermelhas possuírem sabor estranho, tente outras fontes ricas em proteínas como frangos, peixes, ovos e queijos.
  • Misturar, fazendo shakes de frutas frescas com sorvete ou yogurte.
  • Para aliviar odores, tampe as bebidas e use canudinho; escolha alimentos que não precisem ser cozinhados e evite comer nos quartos ou em ambientes que são abafados ou muito quentes.

Por: Prof.Dr. Eduardo Rollo ; CD, Periodontista-Protesista, Dentista do Sono, Dor Orofacial e ATM. Site: www.eduardorollo.com.br

Referências Bibliográficas :

1. American Cancer Society. www.cancer.org

2. Barlow, L.A. Development. 2015

3. Belqaid K. Eur J Oncol Nurs. 2016

4. Cohen J. Curr Pharm Des. 2016

5. Kapisimali, M. Semin Cell Dev Biol. 2014

6. Thorne T. Support Care Cancer. 2015

Comentários

comentário

Deixe um comentário