Home > Beleza > PERUCA

Escolhendo a Peruca

Muitos fatores poderão influenciar sua escolha:

  1. Cabelo natural ou sintético?
  2. Curto ou longo?
  3. Feito à mão ou a máquina?
  4. E, principalmente o preço, é claro!
  • Cabelo Sintético x Natural

As perucas sintéticas são mais fáceis de manter e as mais baratas. O cabelo sintético seca mais rápido do que o cabelo real. Se a peruca for de boa qualidade, pode parecer real, mas nunca terá o mesmo movimento. A peruca sintética exige certos cuidados, principalmente com a exposição ao sol e calor em geral. Não use secadores de cabelo, babyliss e prancha.

As perucas naturais, por serem feitas de cabelo humano, tem uma aparência mais natural, porém são mais caras e sua manutenção é mais trabalhosa. Você pode fazer a manutenção de sua peruca em casa, mas provavelmente vai querer levá-la ao cabeleireiro para lavar e secar.

  • Tipos de Confecção da Peruca

A maneira como uma peruca é confeccionada afeta o resultado final tanto quanto, ou até mais, do que o tipo de cabelo usado. Às vezes vale mais a pena ter uma peruca de boa qualidade de cabelo sintético do que uma de cabelo natural. Existem três diferentes tipos de confecções de peruca: personalizado, feito a mão e feito a maquina.

  1. Industrializadas – São as mais baratas e fáceis de serem encontradas. Se você já usou uma peruca, provavelmente foi uma feita a máquina. As tramas de cabelo são costuradas em linha reta, cortadas e montadas em uma peruca. Se você virar a cabeça do avesso conseguirá ver essas linhas. Algumas pessoas consideram essas perucas mais confortáveis, pois o tipo de confecção cria aberturas que permitem que o ar circule no couro cabeludo.
  2. Artesanais – Parecem mais naturais do que a maioria das industrializadas, pois os fios são unidos individualmente a um tipo de calota craniana. O cabelo destas perucas tem um movimento mais leve e natural, permitindo o uso de acessórios, como presilhas e outros adereços.
  3. Personalizadas – Feitas sob medida. São praticamente indistinguíveis do cabelo natural, porém são caras, além de demorar quase 2 meses para ficarem prontas. No entanto, você pode definir todos os detalhes da peruca, de modo a ficar similar ao seu cabelo.
  • Modelo e Cor

Alguns pacientes usam essa fase do tratamento para ousar, usando perucas de estilos diferentes, enquanto outros apenas querem uma peruca parecida com seu cabelo. De qualquer maneira, alguns truques podem fazer sua peruca parecer o mais natural possível, como franjas ou tiaras.

Lista de Compras

Além da peruca, você vai precisar de mais alguns itens, como uma cabeça para armazenar a peruca, uma escova própria para perucas, redes de cabelo, pinos para fixar a peruca no lugar durante a escovação, spray para cabelo, shampoo para peruca, condicionador, entre outros. Todos esses acessórios estão disponíveis em lojas de peruca.

Uso e Cuidados

  • Modo de Usar

A loja de peruca ou seu cabeleireiro podem demonstrar como colocar a sua peruca de forma adequada. Ela deve se encaixar firmemente na sua cabeça, mas não muita apertada para não se tornar desconfortável.

Algumas perucas requerem o uso de uma touca por baixo. Esta touca serve para proteger o couro cabeludo e evitar que a peruca escorregue. A maioria das perucas tem alças ajustáveis na parte traseira para pequenos ajustes.

  • Cuidados

Todas as perucas exigem certa dose de cuidado diário, mas provavelmente menos do que o tempo que você gastaria em seu próprio cabelo. Seu cabeleireiro ou a própria loja onde você comprou a peruca te ensinarão alguns cuidados. Mas, o essencial é sempre armazenar a peruca em uma cabeça própria para perucas quando não estiver usando, e guardar sempre longe de poeira, calor e umidade.

  • Lavagem e Modelagem

Assim como os cabelos normais, as perucas também precisam ser lavadas. As sintéticas podem ser lavadas em casa, já as de cabelo natural recomenda-se a lavagem em cabeleireiro. O cabelo natural é mais difícil de lidar, por isso é melhor deixar para os profissionais.

Como lavar a peruca em casa:

  1. Escove a peruca com uma escova para perucas com cerdas de aço.
  2. Mergulhe a peruca em uma bacia com água fria e sabão neutro. Mexa suavemente.
  3. Deixe de molho por cinco minutos.
  4. Enxágue em água fria.
  5. Aplique um condicionador para perucas.
  6. Enxágue novamente em água fria.
  7. Esprema suavemente para sair a água. Não torcer.
  8. Seque com uma toalha.
  9. Deixe secar completamente, nunca escove a peruca molhada. Só use secador se o fabricante recomendar.
  10. Depois de seca escove a peruca delicadamente.

Fonte: ONCOGUIA

Comentários

comentário

Deixe um comentário