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PENSAMENTO POSITIVO E OS BENEFICIOS PARA A SAÚDE

Quando estamos diante de um diagnóstico como o câncer, quer seja nosso ou de alguma pessoa querida, parece impossível manter o pensamento positivo. No começo não é mesmo, mas logo as coisas se ajeitam e a gente percebe que sem esses pensamentos fica mais difícil encarar o que vem pela frente. Apontado como um dos desencadeadores do bem-estar psicológico, pensar positivamente pode ser uma prática de todos os dias e já foi comprovado, cientificamente, o benefício na saúde e na evolução do tratamento.

– Ser positivo também é uma questão de escolha. Portanto, saiba que a iniciativa tem que vir de você.
– A atitude positiva pode ser treinada. Uma boa maneira de praticá-la é meditar diariamente, mesmo que por pouco tempo. A meditação consiste em observar os próprios pensamentos.
– As pessoas positivas não são imediatistas. Elas conseguem analisar uma situação e enxergar adiante.
– Ver fotos de animais e coisas fofas pode ter um impacto benéfico maior do que você imagina. Uma pesquisa de 2012 desenvolvida pela Universidade de Leicester mostrou que olhar imagens de filhotes fofos aumenta a concentração, fazendo com que o desempenho em atividades cotidianas melhore.
– A música traz muitos benefícios. Entre eles, a capacidade de liberar o estresse e cultivar o modo de expressão pessoal. Que tal aprender a assoviar aquela sua música favorita?
– Ria e sorria! Pensar positivo é uma questão de treino. Para isso, tente sempre emanar positividade.
– Avalie todos os lados de uma situação. Terminou com o parceiro ou brigou com a amiga? Talvez seja hora de rever quais pessoas são necessárias na sua vida.
– Cultive relacionamentos enriquecedores com pessoas edificantes. Também não tenha receio de cortar aquelas pessoas que fazem mal do seu convívio.
– Desconectar-se um pouco dos problemas é importante para manter uma atitude positiva. Desligue o computador ou a televisão e vá dar uma volta no quarteirão, apreciando os sons ao redor. É difícil ser positivo em um mundo em que somos bombardeados com informações negativas.
– Cuidado com o ambiente que você cria, tanto para seus amigos quanto para a sua família.
– Diga ?sim? para novas oportunidades. Seja uma pessoa mais aberta aos acontecimentos não planejados.
– Não tome decisões em situações de emoção extrema, seja de raiva ou felicidade. Na euforia, muitas vezes dizemos coisas que podemos nos arrepender depois, o que acaba criando uma situação desconfortável para todos. Uma pessoa positiva é, antes de tudo, racional e consciente de suas próprias ações. Na dúvida, clareie a mente, respire fundo e conte até 10.
– Preste atenção não só ao que você fala, mas em como fala.
– Gaste seu tempo com experiências em vez de bens. O aprendizado das vivências é significativo para o resto da vida.
– Faça uma limpeza interna. Não guardar mágoas e perdoar falhas são maneiras de começar esse processo.

Fonte:(Blog Hospital Santa Paula)

 

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