Home > Colunistas > CÂNCER DE MAMA E EXERCÍCIOS FÍSICOS

Recente estudo publicado na revista científica “Gynecologic Oncology ”, liderado por Marina Pollán e um grupo de cientistas espanhóis, mostrou que mulheres que não praticam nenhum tipo de exercício físico tem um risco maior de 71% de desenvolverem câncer de mama.

O estudo demonstra o efeito preventivo que a prática regular do exercício físico tem sobre o aparecimento de câncer de mama em mulheres pré e pós menopausa.

O estudo analisou a recomendação da Organização Mundial de Saúde que recomenda 150 minutos de de atividade física moderada por semana e elaboraram um novo indicador de gasto calórico traduzindo essa recomendação para 30 minutos de caminhada enérgica todos os dias.

Os pesquisadores descobriram que as mulheres que não seguiram essa recomendação, que tinham um vida totalmente sedentária, tiveram um risco de 71% a mais para desenvolverem câncer de mama.

Vários estudos tem relatado os efeitos positivos da atividade física em mulheres com diagnóstico e tratamento de câncer, porém esse estudo é o primeiro a demonstrar que a atividade física tem um efeito preventivo e protetor para o desenvolvimento de câncer de mama. O estudo foi realizado na Espanha, onde um significativo aumento de sobrepeso e obesidade tem sido observado nas últimas décadas. O ganho de peso e vida sedentária são características que também podem ser encontradas no Brasil

Além dessa última observação, é importante ressaltar que o maior efeito protetor ocorreu quando a atividade física foi intensa, regular e em mulheres que sempre praticaram atividade física.

Prof. Dr. Eduardo Rollo Duarte
Periodontista-Protesista
Implantodontia
Dor Orofacial-ATM
Odontologia do Sono
www.eduardorollo.com.br

Comentários

comentário

2 Respostas

  1. ROSANA LILIAN DE SANTANA

    GOSTARIA DE COMPRAR A TOUCA PARA USAR DURANTE A QUIMIOTERAPIA. VOU FAZER PELO SUS E SEI QUE NÃO OFERECE AQUI EM SALVADOR. CONTUDO QUERO VER O VALOR PARA ADQUIRIR E DEPOIS DOAR PARA A CLÍNICA USAR EM OUTROS PACIENTES. COMO FAÇO? ONDE ENCONTRO A TOUCA COM O APARELHO?

Deixe um comentário