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ALIMENTAÇÃO TEM PAPEL FUNDAMENTAL NA PREVENÇÃO DO CÂNCER

O câncer é hoje a segunda causa de mortes no Brasil e no mundo, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2030, pode-se esperar 27 milhões de novos casos da doença, 17 milhões de mortes por câncer e 75 milhões de pessoas vivas com a enfermidade. Prevenção e detecção precoce são questões primordiais, principalmente quando se considera que cerca de 85% dos cânceres são considerados evitáveis.

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Câncer, celebrado neste sábado (4/2) que neste ano alerta para o câncer infanto-juvenil, o cancerologista Robson Moura, presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC) ressalta que determinados fatores da dieta, como ingestão de alimentos processados e gordurosos, obesidade, sedentarismo, tabagismo e uso abusivo de álcool são responsáveis por aproximadamente 30% dos cânceres em países desenvolvidos. “Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) evidenciam que uma dieta balanceada, desde a infância, à base de frutas, legumes e grãos integrais, por exemplo, pode prevenir metade das mortes por doenças cardiovasculares e 1/3 das causas por câncer”, destaca.

Fatores protetores dos alimentos

O American Institute for Cancer Research (AICR), um dos mais importantes institutos de pesquisa sobre o câncer dos Estados Unidos, recomenda que 2/3 do prato sejam preenchidos com alimentos considerados “anticâncer”, ou seja, aqueles ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, como grãos integrais, leguminosas, vegetais e muitas frutas. “Uma alimentação pobre em alimentos ultraprocessados, como aquelas prontas para consumo e bebidas açucaradas é capaz de prevenir de 3 a 4 milhões de casos novos de câncer a cada ano no mundo. Cuidar da alimentação, praticar atividade física e buscar manter o peso adequado é essencial para prevenir a incidência da doença”, comenta Dr. Moura.

Os campeões “anticâncer”

De acordo com Dr. Moura, o ponto-chave de uma dieta “anticâncer” é a sinergia de compostos que trabalham em conjunto no organismo para oferecer proteção para as células saudáveis contra o desenvolvimento do câncer. Há uma extensa lista de alimentos considerados “anticâncer”. Confira alguns e inclua em sua dieta diária.

· Frutas e vegetais – maça, uva, brócolis, couve, e outros vegetais folhosos verde-escuros ajudam na proteção para os cânceres de pulmão, cólon, mama, próstata, boca e estômago;

· Fibras – arroz integral, abóbora, chia, aveia crua são protetores para o câncer do intestino grosso;

· Legumes e grãos – tomate, feijões, ervilhas, lentilhas ajudam na prevenção do câncer de estômago e pâncreas

Fonte: Notícias ao Minuto

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